quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aos Formadores

Este poema foi dedicado, em especial, a todos os formadores...

"Há pessoas que passam pelas nossas vidas

Que transmitem tal energia e vitalidade que deixam marcas duradouras.

Pela inteligência, pelo optimismo, pela força e energia com que defendem as suas ideias, pela serenidade com que reagem quando os momentos são de facto criticos.

Os formadores possuem todas estas características que nos fidelizam e emocionam pela personalidade e pelos actos.

É o momento de revelar sentimentos. Não é o momento de despedida, porque pessoas assim permanecem sempre no meu coração."


Parabéns pelo vosso esforço e dedicação. Um abraço de quem muito vos estima.

Encerramos aqui este nosso blogue fruto do 3º Tema de Vida…
Esperamos que tenham gostado de ler e ver algumas das nossas actividades que fomos realizando durante estes meses de formação… Para finalizar só queremos deixar um agradecimento especial a todos aqueles que tornaram possível tudo isto…
Muito obrigado a todos…

Os Formandos do curso "Agente em Geritria"

Mensagem de Amizade





Aqui ficam algumas fotografias do jantar comemorativo do final do curso "Agente em Geriatria"..

Este pequeno poema foi adptado pelos formandos do curso de Geriatria e dedicado, no jantar de final de curso, a todos aqueles que fizeram parte deste projecto...

"Até aqui viajámos juntos,

Passámos vilas e cidades, montanhas e rios, bosques e florestas.

Não faltaram os grandes obstáculos.

Frequentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos.

As subidas e descidas foram realidade sempre presente.

Juntos percorremos rectas, nos apoiámos nas curvas, descobrimos cidades.

Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho, que seja a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projectado.

O nosso agradecimento áqueles, mesmo de fora, apoiaram nos bons e maus momentos.

Dividiram connosco os méritos desta conquista, porque ela também pertence a vocês. Uma despedida é necessária antes de nos podermos encontrar outra vez.

Que as nossas despedidas sejam um eterno reencontro."


Adaptação dos formandos do curso de "Agente em Geriatria" Educação e Formação de Adultos

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Jogos de Lógica Matemática - Continuação






Continuando o post anterior, agora vamos falar um pouco mais de outros jogos de Lógica Matemática que todos nós conhecemos tão bem!!

GÉMEOS - Um Deslizamento Talentoso
Estas peças indiscutivelmente gémeas, e quase diríamos que gémeas siamesas, já que não parece haver outra forma de separá-las senão a cirurgia. Contudo, a situação é enganosa e um pouco de reflexão leva-nos a considerar as possibilidades de manipulação que encerra a geometria dos extremos. Os gémeos constituem a mais ampla família de puzzles de desenredar, que tem origem no simples quebra-cabeças de pregos. Aparecem aqui diferentes variantes, cada uma da qual apresenta algum detalhe que confere à solução uma fisionomia particular. Este magnífico quebra-cabeças é sem dúvida um dos melhores jogos de «desenredar» que se criaram nos últimos anos. É formado por duas peças metálicas idênticas que é necessário separar. A forma de cada uma das peças faz lembrar um “M” (ou um “W”), sendo por esse motivo, também, conhecido por «quebra-cabeças W – M». Trata-se de uma versão moderna dum antigo puzzle, pregos emaranhados, também conhecido por quebra-cabeças de pregos, no entanto, existem outros.


ANILHAS DE AÇO – Libertando uma Anilha
Anilhas de Aço pertencem à categoria de puzzles cujo objectivo consiste em separar uma das suas partes do resto. Neste caso, deve libertar-se a anilha que se encontra na lateral, tendo em conta que a anilha central a impede de sair do conjunto. O puzzle Anilhas de Aço pertence à categoria dos puzzles de desenredo, cujo objectivo é proceder à libertação de uma determinada peça.

BOLA ENCARCERADA – Acaso ou Análise
O objectivo deste jogo é extrair a esfera com dentes pontiagudos da sua prisão cilíndrica. Ainda que inicialmente pareça desconcertante, o certo é que depois de manipulá-la durante algum tempo conseguiremos o nosso propósito «como por acaso» - a Bola Encarcerada e a Bola Libertada. Muitos puzzles podem resolver-se melhor a partir da solução e procedendo para trás. Este é um deles. Localize as duas barras que estão um pouco mais separados entre si e comece a extrair a bola entre elas. Extraia os quatro primeiros dentes. Uma vez conseguido isto, os restantes dentes são muito menos problemáticos.

BLOCOS – Um Tortuoso Caminho para a Liberdade
A argumentação e a memória são os ingredientes básicos de um jogo que combina a lógica e a estratégia. E também a paciência, porque devem andar e desandar sequências de movimentos até encontrar o caminho correcto. Pode não ser evidente à primeira vista, mas Blocos é na realidade um labirinto. Em cada fase do jogo, há várias alternativas à disposição do jogador e cada uma delas abre caminhos que se podem bloquear ou levar à solução. As peças menores devem executar uma dança bem medida para que a peça branca se possa deslocar para o outro extremo do tabuleiro (trata-se de um jogo que exige habilidades estratégicas e se baseia na argumentação). Em que consiste? O jogo consta de 10 peças que cobrem um total de 18 quadrados: 4 peças quadradas de 1x1 (peças vermelhas), 5 peças rectangulares de 1x2 (peças negras) e uma peça quadrada de 2x2 (peça branca). Na sua disposição inicial, as peças situam-se num tabuleiro ou caixa de 4x5. O jogo tem como objectivo levar a peça maior desde a posição central superior até à posição central inferior. As regras são simples. Não é válido rodar as peças nem trocar as suas posições por saltos - só valem os deslocamentos na horizontal e na vertical. Por exemplo, na posição inicial só podem mover-se as peças vermelhas. Após o primeiro movimento da peça da esquerda gera-se uma nova situação. Uma das peças pequenas fica imobilizada e habilita-se um novo movimento para uma peça negra.

FERRADURAS – A Fuga da Prisão
Os quebra-cabeças nos quais o desafio consiste em extrair uma peça encerrada são dos mais fascinantes do universo dos jogos. A sensação de impotência que se experimenta, no início, fica completamente compensada pela sensação maravilhosa de encontrar a solução - «o quebra-cabeças de desenlaçar peças». O objectivo do jogo é simples: separar a argola do conjunto formado pelas duas ferraduras unidas. À primeira vista, o jogo das ferraduras parece propor-nos um problema isolável, no entanto, com umas poucas de manipulações, o milagre faz-se realidade e a argola sai.

MOSAICO – Quatro Cores para Oito Peças
Para construir um mosaico é preciso ter uma razão para a repetição constante das cores e, o deste jogo não pode ser mais simples, um quadrado com quatro pontos coloridos. Mas, deve respeitar-se uma condição que dote o quebra-cabeças de grande interesse. Consiste em dispor as peças do puzzle de forma que se toquem e que essas zonas de contacto tenham algum tipo de coincidência: de forma, de cor, de números inscritos, etc. Neste jogo dispomos de oito quadrados e em cada um dos vértices há um ponto de cor distinta, dentro de um repertório de quatro possíveis: amarelo, vermelho, verde e azul. Também nos dá uma moldura com uma curiosa geometria e nos propõe que coloquemos nele as peças de forma que os pontos adjacentes das distintas peças tenham a mesma cor.

CUBO DE RUBIK – Mais Conhecido por Cubo Mágico
O cubo de Rubik admite 43.252.003.274.489.856.000 posições distintas. Cada movimento do cubo transforma uma posição noutra e o conjunto destes movimentos forma um grupo (conjunto de cores).
O cubo de Rubik, também conhecido por cubo mágico, é um quebra-cabeças tridimensional composto por 54 faces e 6 cores diferentes. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como as suas diferentes imitações. É possível atingir 43.252.003.274.489.856.000 combinações diferentes. O objectivo do Cubo Mágico é montá-lo de forma que as suas faces tenham apenas peças da mesma cor. É composto por 26 pequenos cubos que formam as faces, além de um cubo interno que serve para manter a forma do cubo.

PYLOS
Finalidade do jogo: Colocar a sua última esfera no cimo da pirâmide. Cada um na sua vez joga uma esfera da sua cor.
Apresentação e preparação: uma plataforma piramidal com 16 casas e com 15 esferas brancas e 15 esferas pretas.
As regras são muito simples: o vencedor é o jogador que souber manter maior número de esferas na sua reserva durante a partida para poder ser aquele que vai colocar a última ou as últimas esferas. Cada jogador fica obrigado a jogar na sua vez. Quem já não tiver esferas na sua reserva perde a partida.

DOMINÓ
É um jogo formado por peças rectangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de um paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O jogo surgiu aparentemente na China. O conjunto tradicional de Dominós é formado por 28 peças. Cada face rectangular do Dominó é dividida em duas partes quadradas, ou “pontas”, que são marcadas por um número de pontos de 1 a 6, ou deixadas em branco, formando várias combinações possíveis. Um jogo de Dominó é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados numa diversidade indeterminada de maneiras. É jogado por crianças, jovens, adultos e idosos, enfim, todas as pessoas de todas as idades podem-se divertir com este jogo milenar. Regras do Jogo: Cada jogador recebe 7 peças e o primeiro a jogar é o que tiver a peça 6x6 ou se ninguém a tiver têm de sortear a peça mais alta antes de iniciar a partida. O objectivo é abater, primeiro, todas as peças do adversário para finalizar o jogo. O jogo fica finalizado quando já não é possível abater mais peças. Geralmente, quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores o jogo termina ou então, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação das peças do adversário.


Quando acabei de descrever todos estes Jogos de Lógica Matemática, apercebi-me do seu importantíssimo papel e utilidade que eles desempenham abrindo, assim, o espaço ao lazer, ao entretenimento e muito mais, permitindo o desenvolvimento da criatividade, iniciativa, intuição, raciocínio lógico, capacidade de resolver e desenvolver estratégias de jogo e estimular o pensamento desde crianças, jovens adultos e idosos (quer, estes últimos, se encontrem em lares ou centros de dia). Além disso, permitem aos idosos ocuparem mais o seu tempo, mas não só, também lhes permitem o convívio entre diferentes gerações.

Maria Alcina Santos

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dilema-Ético

A formadora de Deontologia e Ética colocou-nos um execício prático onde constavam várias questões éticas. De seguida encontra-se um dos trabalhos realizados pelos formandos.

O exercício é sobre uma auxiliar de geriatria, a Joana, que trabalha num lar chamado “Bem-estar”, que enfrentou algumas dificuldades no seu turno de trabalho.
Um dos utentes desse lar, o Sr. João sentiu-se mal durante a noite, ele tinha um grave problema de saúde, e a Joana apercebeu-se durante o seu turno que a medicação que ele necessitava tinha acabado.

A Joana vendo a necessidade do utente em ser medicado saiu do lar e dirigiu-se à farmácia para comprar o medicamento mas ao chegar ao local esta estava fechada, como a Joana poderia resolver o problema? Deveria assaltar a farmácia ou deixar o utente morrer?

Em primeiro lugar a Joana deveria ter visto o relatório da funcionária que tinha trabalhado no turno anterior.

A Joana neste caso fez mal abandonando o lar, ela deveria em primeiro lugar telefonar ao Director responsável do lar, caso não fosse atendida deveria telefonar para o enfermeiro que faz serviço no lar, caso este também não atendesse a chamada deveria ter telefonado para o 112.

Mas a Maria foi a primeira a ter errado, pois não cumpriu com as responsabilidades a que estava destinada, falhando assim ao dever que lhe estava confiado.

A instituição também teve culpa no caso pois deveria ter mais funcionários a trabalhar nos turnos para evitar estes casos.

A Joana errou ao abandonar o lar pelo facto de que estando só um funcionário a trabalhar nunca deveria abandonar o seu posto de trabalho, sendo a sua atitude eticamente censurável.

A Joana como agente de geriatria nunca poderia ter posto em perigo a segurança dos utentes do lar, sendo a sua conduta, deontologicamente censurável, pois ela deveria ter seguido com rigor as normas ética e deontológicas aplicáveis à sua profissão.

No caso a Joana encontrar a farmácia fechada o que ela deveria fazer?

Voltar para o lar sem o medicamento ou assaltar a farmácia?

Na nossa opinião, independentemente da sua conduta ser reprovável, a Joana deveria assaltar a farmácia mesmo sabendo que estava cometendo um crime, porque estava uma vida dependendo da sua atitude.


Trabalho elaborado por:
Maria Alcina Santos, Liberalino Almeida, Carlos Pereira

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aulas diferentes...com Jogos de Lógica Matemática!






Como aprender matemática não é só efectuar operações, desenhar gráficos, escrever números em notação científica… aqui está uma pequena amostra do que aconteceu em algumas aulas de Matemática para a Vida diferentes, com jogos de lógica, de paciência, de estratégia e de engenho.

Os Jogos eram variados: a Torre de Hanói, o Solitário, a Pirâmide de Bolas, o Mancala, o Quatro em Linha Tridimensional, as Anilhas de Aço, a Bola Encarcerada, o Blocos, o Mosaico, as Ferraduras, o Cubo de Rubik (ou Cubo Mágico), o Pylos, o Dominó e o Jogo do Galo.

Nesta aula, a matemática viu-se como um divertimento viciante no mundo dos Jogos de Matemática que estimulam a inteligência, a imaginação e a criatividade.

Assim, para aprendermos um pouco mais fez-se uma pequena pesquisa sobre alguns destes tipos de Jogos e eis os resultados dessa pesquisa.


TORRE DE HANOI – O Jogo do Fim do Mundo
A Torre de Hanói é um jogo de lógica cuja solução se baseia no conhecimento dos sistemas de numeração. Foi criado em finais do século XIX e goza desde então de uma grande popularidade. É um quebra-cabeças de regras simples e extraordinária beleza que pode ter sido inventado há milhares de anos. O jogo consta de uma base com três varetas, numa das quais se insere um certo número de discos de diferentes tamanhos, ordenados do maior ao menor. O jogo consiste em mover os discos de uma vareta a outra cumprindo as seguintes duas regra: em cada movimento pode mover-se só um disco e não se pode mover um disco para uma vareta onde houver outro disco de menor tamanho. Para um número pequeno de discos, o jogo resulta extremamente fácil. Mas, à medida que se vai incrementando o número de discos, cresce também o número de movimentos que se devem realizar para resolvê-lo e com isso, a complexidade do jogo. Este jogo é muito divertido e pede concentração.

SOLITÁRIO – Um Jogo de Método e Estratégia
Este divertido jogo tem uma certa semelhança com o Jogo das Damas, mas diferencia-se destas, porque nele apenas uma pessoa joga, a qual deve conseguir, através da combinação de hábeis movimentos de estratégia, colocar a última peça na casa central. Depois de colocarmos as 32 peças nas 33 casas do tabuleiro, de forma que a posição central fique vazia, o jogo consiste em saltar com uma peça por cima de outra adjacente para ir parar na casa seguinte (que deve estar vazia) e, a seguir, eliminar a peça sobre a qual se saltou. Até aqui, é o mesmo movimento que o da captura no Jogo das Damas. No entanto, os saltos permitidos são unicamente na horizontal (para a direita ou para a esquerda) ou na vertical (para cima ou para baixo) mas nunca na diagonal. Isto é, partimos duma posição onde cada casa permitida, excepto a central, está ocupada por uma peça. Depois, dando salto, deve-se ir eliminando uma a uma todas as peças, até ficar só uma e considerar-se-á óptima a solução que consiga que a última peça se situe na casa central.

PIRÂMIDE DE BOLAS – Um Puzzle Tridimensional
Quando falamos de pirâmides vêm-nos à memória as impressionantes figuras de Kéops Kefren e Mikerinos, de base quadrangular. O objectivo deste puzzle, construir um Tetraedro, introduz-nos na geometria dos números e a mística dos polígonos regulares. Com um pouco de habilidade, conseguirá facilmente encaixar as suas peças do puzzle e formar esta Pirâmide de Bolas. A Pirâmide de Bolas consta de seis peças: duas de quatro bolas e quatro de três bolas. No total, vinte bolas. Com elas tenta-se construir um Tetraedro (formado por quatro triângulos).

MANCALA – Semear e Fazer a Colheita
Os Jogos de Mancala são jogados por duas pessoas e de soma zero, o que quer dizer que as ganâncias de um jogador se traduzem em perdas para o outro. Trata-se de típicos jogos de estratégia, que põem à prova a perspicácia e a capacidade de cálculo dos participantes. Em parte, a aprendizagem de um jogo consiste em saber reconhecer estas situações e saber aplicar as estratégias que lhe correspondem, matizadas por uma avaliação concreta de posição. Apesar de não ter em todo o mundo o mesmo impacto popular que outros jogos de tabuleiro, como o Xadrez, não há dúvida que o Mancala seduzirá cada vez mais os amantes dos jogos de estratégia. As suas regras são muito simples e cada um pode desenvolver os seus próprios conceitos e pôr à prova a sua capacidade de cálculo. Um exemplo de Mancala: O Ouri. Para se jogar ao Ouri é preciso um tabuleiro formado por filas de seis concavidades, às quais se podem agregar outras duas, uma em cada extremidade, destinadas a guardar as peças capturadas. Este tabuleiro situa-se entre dois jogadores, situado frente a frente, cada um deles controlará as seis concavidades do seu lado. Em cada concavidade colocam-se inicialmente quatro peças (também chamadas de sementes), dando um total de 48 sementes. Os jogadores movem-se alternadamente, e cada uma das suas jogadas consiste em semear as sementes e eventualmente a sua captura. O vencedor é o jogador que capturou mais sementes quando o jogo se dá por finalizado.

QUATRO EM LINHA TRIDIMENSIONAL – Uma Versão Refinada de um Clássico
Este é um interessante jogo de estratégia que põe à prova a intuição geométrica dos jogadores, sobretudo a sua capacidade para imaginar rectas em inúmeras direcções do espaço. Além disso, requer, como é óbvio, astúcia e cálculo. O quatro em linha tridimensional é uma continuação sofisticada do clássico três em linha, ao que se acrescentam vários elementos. Um deles é a dimensão suplementar, que complica o jogo, e o outro é a influência da gravidade, que, ao obrigar a jogar uma nova peça em cima de outra já jogada, restringe as possibilidades ao alcance do jogador. O jogo rege-se por regras muito simples. Joga-se com dois participantes, cada um escolhe uma cor e coloca de forma alternada as bolas nas colunas até que um dos dois consiga alinhar quatro, sejam na horizontal, na vertical ou na diagonal.

Brevemente publicaremos mais informações sobre outros jogos...

Maria Alcina Santos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Tensão Arterial



No módulo de Prevenção e Primeiros Socorros - Geriatria, na área da Saúde, aprendemos muitas coisas novas. Entre elas abordamos o tema da Hipertensão Arterial. Para tornar mais vivo e prático estes novos conhecimentos decidimos fazer um folheto com os principais conselhos práticos. Este destina-se a explica os cuidados que é preciso ter, porque se diz que é uma doença sem sintomas e silenciosa.

Para se evitar deve-se ter uma alimentação saudável e com pouco sal, não fumar, não ter excesso de peso, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, fazer exercício fisico regularmente, entre outros.

Em cima poderá ter acesso ao panfleto que construimos enumerando estes e outros aspectos. Espero que seja util...

Maria Celeste Martins

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"Mar Adentro"


Numa aula de saúde do formador Davide Coutinho, vimos o filme Mar Adentro. Este filme conta a historia verídica de um senhor chamado Ramón que na sua adolescência fica tetraplégico, e que durante vários anos está preso a uma cama e que tinha como janela para o mundo a única janela do seu quarto.

No inicio do filme Ramón, era um mecânico de barco e que com apenas 20 anos tinha dado a volta ao mundo. Após um mergulho mal calculado num local onde havia pouca água, bate com a cabeça na areia e tem um acidente ficando tetraplégico. Desde essa altura que começa a sua luta de por termo à sua própria vida.

Após alguns anos chega uma advogada de nome Júlia que o apoia na sua luta a favor da eutanásia.

Rosa, outra personagem do filme, tenta demove-lo da sua ideia de morrer, dizendo-lhe sempre que viver vale a pena.

Ramón que durante o tempo que esteve tetraplégico preso a uma cama, viveu na casa do irmão juntamente com a cunhada e um sobrinho de nome Javi. Este era como um filho, ajudando-o a fazer algumas actividades.

Com o decorrer do tempo Ramón tenta através da advogada que ela o defenda na sua ideia de morrer, só que como o governo não autoriza a prática da eutanásia ele tenta através dos amigos que o ajudem na sua ideia.

Ramón morre, pois segundo ele na gravação que deixou, os amigos só substituíram as suas mãos, deixando um copo com cianeto e uma palhinha para que ele possa beber o líquido com o qual iria ter a morte com dignidade.

Este filme é bastante comovente, fez-nos pensar na vida e nas suas surpresas que surgem a qualquer momento. Gostei muito de o ver, embora triste é muito educativo e interessante.

Liberalino Almeida

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Visita de Estudo a Lisboa - Pavilhão do Conhecimento e Oceanário






No dia 21 de Dezembro de 2009 na aula de matemática tivemos a pesquisar na internet jogos de lógica de Matemática.

Na mesma aula tivemos contacto com alguns jogos de lógica que a Formadora Carla nos trouxe para percebermos melhor. Existem muitos jogos de lógica e por de trás dos mesmos há muita matemática escondida que nós desconhecemos. Além dos jogos, nas obras de arte também existe muita matemática.

No dia 22 de Dezembro de 2009 fizemos uma visita de estudo ao Pavilhão de Conhecimento - Ciência Viva e ao Oceanário de Lisboa. Esta visita integrou-se nas disciplinas de Matemática para a Vida e de Cidadania e Empregabilidade. Fomos acompanhados pelas Formadoras Carla Fernandes e Carmen Carvalhinho, bem como com a Mediadora a Dr.ª Liliana.

No Pavilhão de Conhecimentos - Ciência Viva vimos várias exposições, de entre as quais destaco a Matemática Viva que são jogos de Matemática. Nesta exposição podemos ver diferentes jogos e ter algum contacto com eles. Conforme íamos vendo os jogos, a Formadora de Matemática explicava-nos como os jogos funcionavam. Relembro apenas alguns que me chamaram mais atenção: Atactor de Sierpinski, B2 Billar Hiperbilico, B1 Rolamento de Hiperboles, B2 Inversor de Deaucelier, B3 Lennioata de Bernoulli, entre muitos outros.

Após o almoço fomos visitar o Oceanário Vasco da Gama a Dr.ª Liliana foi a nossa guia que nos ia explicando ao longo do percurso.

O Oceanário é um Museu de Biologia Marinha situado no Parque das Nações em Lisboa, construído aquando da Expo 98.

É o Segundo maior Oceanário do Mundo e contém uma impressionante colecção de espécies aves, mamíferas, peixes, e outros habitantes marinhos.
Os habitantes escolhidos, pela sua riqueza natural em termos de fauna e flora, foram os seguintes: Oceano Antárctico, recife de coral do Oceano Pacifico e costa dos Açores no Oceano Atlântico.

Principal atracção, para a maior parte dos Visitantes, é o grande Tanque Central, onde coexistem várias espécies de peixes como Tubarões, Barracudas, Raias, Atuns e pequenos Tropicais.

O casal mais adorável, e uma das principais atracções de todos os mares, são as Lontras Amália e Eusébio.

Este local tem uma paisagem muito bonita e magnífica. Gostei muito de termos feito esta visita de estudo. Aprendi muita coisa nova. Queria agradecer a oportunidade que a Ensiguarda e a Fundação Augusto Gil nos deram para realizar esta visita. Foi muito bom termos passado este dia em Lisboa.

Maria Ângela Ramos

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Visita à Lavandaria



No dia 18 de Dezembro fomos ver uma lavandaria industrial localizada no Parque Industrial da cidade da guarda - Lavandaria Lin. A visita inseriu-se no âmbito da disciplina de Saúde, do Professor Davide. Também fomos acompanhados pela Dr.ª Liliana, a Mediadora. Esta lavandaria lava roupa vinda de vários locais: de Hospitais, Hotéis, Restaurantes, e claro de particulares. Lava roupa vinda da região da Guarda, mas também de bem longe. Esta lavandaria inclusive vai buscar a roupa aos seus clientes diários.
Em primeiro lugar, ao entrar vimos uma máquina de grandes dimensões onde a roupa era pesada e lavada a roupa brancas.
Além desta máquina também havia outras onde eram colocados cobertores, almofadas e várias peças de roupas. Além das máquinas de lavar havia também as de secar. Houve uma máquina que me fascinou – uma máquina de secar a roupa – em que a roupa era metida e quando saía estava dobrada e seca, tudo isto em espaço de segundos. Depois era só coloca-la nos sacos para a levar para o dono.
Na visita também vimos como as roupas eram lavadas e tratadas e quais os produtos que utilizavam para as lavar. Um facto bastante interessante foi que a água utilizada para lavar a roupa vem de um furo, e não da rede, e depois da água estar suja das lavagens da roupa é tratada e só depois é que vai para a rede pública de esgotos.
Esta visita foi muito boa e proveitosa, fomos bem recebidas e a responsável – Dr.ª Carla – que nos mostrou as instalações foi muito atenciosa.

Maria Amália dos Santos Amaral

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como Envelhcer


Foi proposto pela formadora, a elaboração de uma descrição sobre o tema “Como envelhecer” . Fiz então uma pesquisa sobre o tema e para se ter uma velhice com qualidade é preciso ter uma vida saudável. Pois sabemos que a maior parte da população esta envelhecida, sendo esta uma parcela considerável dos consumidores dos meios de saúde, e devia existir uma formação mais acentuada em geriatria.
Segundo a pesquisa, a maior parte da população envelhecida é feminina. Acima de tudo, há quem viva sozinho e sofra de dores, de múltiplas doenças crónicas, esta desnutrido e tenha problemas mentais. E é de acrescentar que muitos idosos negam os problemas. Pois em Portugal já foram encontradas pessoas em situações precárias, por exemplo há o caso de uma idosa que não sai de casa há 6 anos, e recusa-se a ir a um médico há mais de dez anos.

Envelhecer com qualidade passa por sete factores:

- pratica regular de exercícios físico,

- uma boa alimentação,

- não fumar,

- não beber bebidas alcoólicas,

- manter um peso regular,

- dormir sete a oito horas e,

- estimular o cérebro.

O idoso deve visitar um médico pelo menos duas vezes por ano após os 60, deve manter o peso normal, beber bastante água reduzir o consumo de sal, ingerir fruta e verdura com frequência, ingerir alimentos com pouca gordura, consumir fibras (farelo de trigo e cereais integrais tais como a aveia, centeio, cevada) procurando manter a tranquilidade e fazendo um bom relaxamento sempre que possível.
Para evitar as doenças que surgem com a idade, nada melhor do que prevenir, pois alguns pequenos cuidados vão trazer muitos benefícios a saúde.

Por essas razões todas, FAÇA UM ESFORÇO PARA CUIDAR DE SI!

Liberalino Almeida