
Numa aula de saúde do formador Davide Coutinho, vimos o filme Mar Adentro. Este filme conta a historia verídica de um senhor chamado Ramón que na sua adolescência fica tetraplégico, e que durante vários anos está preso a uma cama e que tinha como janela para o mundo a única janela do seu quarto.
No inicio do filme Ramón, era um mecânico de barco e que com apenas 20 anos tinha dado a volta ao mundo. Após um mergulho mal calculado num local onde havia pouca água, bate com a cabeça na areia e tem um acidente ficando tetraplégico. Desde essa altura que começa a sua luta de por termo à sua própria vida.
Após alguns anos chega uma advogada de nome Júlia que o apoia na sua luta a favor da eutanásia.
Rosa, outra personagem do filme, tenta demove-lo da sua ideia de morrer, dizendo-lhe sempre que viver vale a pena.
Ramón que durante o tempo que esteve tetraplégico preso a uma cama, viveu na casa do irmão juntamente com a cunhada e um sobrinho de nome Javi. Este era como um filho, ajudando-o a fazer algumas actividades.
Com o decorrer do tempo Ramón tenta através da advogada que ela o defenda na sua ideia de morrer, só que como o governo não autoriza a prática da eutanásia ele tenta através dos amigos que o ajudem na sua ideia.
Ramón morre, pois segundo ele na gravação que deixou, os amigos só substituíram as suas mãos, deixando um copo com cianeto e uma palhinha para que ele possa beber o líquido com o qual iria ter a morte com dignidade.
Este filme é bastante comovente, fez-nos pensar na vida e nas suas surpresas que surgem a qualquer momento. Gostei muito de o ver, embora triste é muito educativo e interessante.
Liberalino Almeida
Querido amigo quero-te dizer que fizeste um trabalho muito bem elaborado,bem desenvolvido
ResponderEliminarpor isso voce merece um grande beijo desta tua amiga que não o vai esquecer. Agora voce paga por esta abilidade?
Assino-me ALCINA