terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Jogos de Lógica Matemática - Continuação






Continuando o post anterior, agora vamos falar um pouco mais de outros jogos de Lógica Matemática que todos nós conhecemos tão bem!!

GÉMEOS - Um Deslizamento Talentoso
Estas peças indiscutivelmente gémeas, e quase diríamos que gémeas siamesas, já que não parece haver outra forma de separá-las senão a cirurgia. Contudo, a situação é enganosa e um pouco de reflexão leva-nos a considerar as possibilidades de manipulação que encerra a geometria dos extremos. Os gémeos constituem a mais ampla família de puzzles de desenredar, que tem origem no simples quebra-cabeças de pregos. Aparecem aqui diferentes variantes, cada uma da qual apresenta algum detalhe que confere à solução uma fisionomia particular. Este magnífico quebra-cabeças é sem dúvida um dos melhores jogos de «desenredar» que se criaram nos últimos anos. É formado por duas peças metálicas idênticas que é necessário separar. A forma de cada uma das peças faz lembrar um “M” (ou um “W”), sendo por esse motivo, também, conhecido por «quebra-cabeças W – M». Trata-se de uma versão moderna dum antigo puzzle, pregos emaranhados, também conhecido por quebra-cabeças de pregos, no entanto, existem outros.


ANILHAS DE AÇO – Libertando uma Anilha
Anilhas de Aço pertencem à categoria de puzzles cujo objectivo consiste em separar uma das suas partes do resto. Neste caso, deve libertar-se a anilha que se encontra na lateral, tendo em conta que a anilha central a impede de sair do conjunto. O puzzle Anilhas de Aço pertence à categoria dos puzzles de desenredo, cujo objectivo é proceder à libertação de uma determinada peça.

BOLA ENCARCERADA – Acaso ou Análise
O objectivo deste jogo é extrair a esfera com dentes pontiagudos da sua prisão cilíndrica. Ainda que inicialmente pareça desconcertante, o certo é que depois de manipulá-la durante algum tempo conseguiremos o nosso propósito «como por acaso» - a Bola Encarcerada e a Bola Libertada. Muitos puzzles podem resolver-se melhor a partir da solução e procedendo para trás. Este é um deles. Localize as duas barras que estão um pouco mais separados entre si e comece a extrair a bola entre elas. Extraia os quatro primeiros dentes. Uma vez conseguido isto, os restantes dentes são muito menos problemáticos.

BLOCOS – Um Tortuoso Caminho para a Liberdade
A argumentação e a memória são os ingredientes básicos de um jogo que combina a lógica e a estratégia. E também a paciência, porque devem andar e desandar sequências de movimentos até encontrar o caminho correcto. Pode não ser evidente à primeira vista, mas Blocos é na realidade um labirinto. Em cada fase do jogo, há várias alternativas à disposição do jogador e cada uma delas abre caminhos que se podem bloquear ou levar à solução. As peças menores devem executar uma dança bem medida para que a peça branca se possa deslocar para o outro extremo do tabuleiro (trata-se de um jogo que exige habilidades estratégicas e se baseia na argumentação). Em que consiste? O jogo consta de 10 peças que cobrem um total de 18 quadrados: 4 peças quadradas de 1x1 (peças vermelhas), 5 peças rectangulares de 1x2 (peças negras) e uma peça quadrada de 2x2 (peça branca). Na sua disposição inicial, as peças situam-se num tabuleiro ou caixa de 4x5. O jogo tem como objectivo levar a peça maior desde a posição central superior até à posição central inferior. As regras são simples. Não é válido rodar as peças nem trocar as suas posições por saltos - só valem os deslocamentos na horizontal e na vertical. Por exemplo, na posição inicial só podem mover-se as peças vermelhas. Após o primeiro movimento da peça da esquerda gera-se uma nova situação. Uma das peças pequenas fica imobilizada e habilita-se um novo movimento para uma peça negra.

FERRADURAS – A Fuga da Prisão
Os quebra-cabeças nos quais o desafio consiste em extrair uma peça encerrada são dos mais fascinantes do universo dos jogos. A sensação de impotência que se experimenta, no início, fica completamente compensada pela sensação maravilhosa de encontrar a solução - «o quebra-cabeças de desenlaçar peças». O objectivo do jogo é simples: separar a argola do conjunto formado pelas duas ferraduras unidas. À primeira vista, o jogo das ferraduras parece propor-nos um problema isolável, no entanto, com umas poucas de manipulações, o milagre faz-se realidade e a argola sai.

MOSAICO – Quatro Cores para Oito Peças
Para construir um mosaico é preciso ter uma razão para a repetição constante das cores e, o deste jogo não pode ser mais simples, um quadrado com quatro pontos coloridos. Mas, deve respeitar-se uma condição que dote o quebra-cabeças de grande interesse. Consiste em dispor as peças do puzzle de forma que se toquem e que essas zonas de contacto tenham algum tipo de coincidência: de forma, de cor, de números inscritos, etc. Neste jogo dispomos de oito quadrados e em cada um dos vértices há um ponto de cor distinta, dentro de um repertório de quatro possíveis: amarelo, vermelho, verde e azul. Também nos dá uma moldura com uma curiosa geometria e nos propõe que coloquemos nele as peças de forma que os pontos adjacentes das distintas peças tenham a mesma cor.

CUBO DE RUBIK – Mais Conhecido por Cubo Mágico
O cubo de Rubik admite 43.252.003.274.489.856.000 posições distintas. Cada movimento do cubo transforma uma posição noutra e o conjunto destes movimentos forma um grupo (conjunto de cores).
O cubo de Rubik, também conhecido por cubo mágico, é um quebra-cabeças tridimensional composto por 54 faces e 6 cores diferentes. É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como as suas diferentes imitações. É possível atingir 43.252.003.274.489.856.000 combinações diferentes. O objectivo do Cubo Mágico é montá-lo de forma que as suas faces tenham apenas peças da mesma cor. É composto por 26 pequenos cubos que formam as faces, além de um cubo interno que serve para manter a forma do cubo.

PYLOS
Finalidade do jogo: Colocar a sua última esfera no cimo da pirâmide. Cada um na sua vez joga uma esfera da sua cor.
Apresentação e preparação: uma plataforma piramidal com 16 casas e com 15 esferas brancas e 15 esferas pretas.
As regras são muito simples: o vencedor é o jogador que souber manter maior número de esferas na sua reserva durante a partida para poder ser aquele que vai colocar a última ou as últimas esferas. Cada jogador fica obrigado a jogar na sua vez. Quem já não tiver esferas na sua reserva perde a partida.

DOMINÓ
É um jogo formado por peças rectangulares, dotadas normalmente de uma espessura que lhes dá a forma de um paralelepípedo, em que uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos. O jogo surgiu aparentemente na China. O conjunto tradicional de Dominós é formado por 28 peças. Cada face rectangular do Dominó é dividida em duas partes quadradas, ou “pontas”, que são marcadas por um número de pontos de 1 a 6, ou deixadas em branco, formando várias combinações possíveis. Um jogo de Dominó é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados numa diversidade indeterminada de maneiras. É jogado por crianças, jovens, adultos e idosos, enfim, todas as pessoas de todas as idades podem-se divertir com este jogo milenar. Regras do Jogo: Cada jogador recebe 7 peças e o primeiro a jogar é o que tiver a peça 6x6 ou se ninguém a tiver têm de sortear a peça mais alta antes de iniciar a partida. O objectivo é abater, primeiro, todas as peças do adversário para finalizar o jogo. O jogo fica finalizado quando já não é possível abater mais peças. Geralmente, quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores o jogo termina ou então, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação das peças do adversário.


Quando acabei de descrever todos estes Jogos de Lógica Matemática, apercebi-me do seu importantíssimo papel e utilidade que eles desempenham abrindo, assim, o espaço ao lazer, ao entretenimento e muito mais, permitindo o desenvolvimento da criatividade, iniciativa, intuição, raciocínio lógico, capacidade de resolver e desenvolver estratégias de jogo e estimular o pensamento desde crianças, jovens adultos e idosos (quer, estes últimos, se encontrem em lares ou centros de dia). Além disso, permitem aos idosos ocuparem mais o seu tempo, mas não só, também lhes permitem o convívio entre diferentes gerações.

Maria Alcina Santos

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