quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Peça de Teatro - Violência doméstica


No dia 9 de Setembro fomos assistir a uma peça de teatro de um grupo de formandos do curso de “Auxiliar de Educação de Infância” de Educação e Formação de Adultos. Recebemos um convite para que o nosso grupo assistisse a uma peça de teatro protagonizada pelos formandos daquele curso. Este curso é promovido pela Cáritas Diocesana da Guarda e pela FormAjuda e tem lugar na cidade da Guarda. Fomos acompanhados pela formadora de Psicologia e pela Mediadora.
A peça de teatro integrava-se no trabalho final do tema de vida daquele curso e intitulava-se “A Violência Doméstica”.
Hoje em dia este fenómeno é mais conhecido do que alguma vez o foi no passado.
A peça que fomos ver foi muito bem trabalhada e encenada. Os formandos utilizaram as sombras para representarem esta peça. Foi muito bom termos assistido porque ficamos a saber mais uma técnica de fazer teatro. Como foi uma actividade fora da nossa sala foi muito bom. Todo o trabalho de luz e som foi muito bem feito, o ambiente foi muito acolhedor. Eu pessoalmente senti-me muito bem e fomos acolhidos da melhor maneira. Penso que esta peça de teatro nos fez reflectir um pouco a todos sobre o tema tratado.

Amílcar Teixeira de Almeida

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Actividade Final: Teatro no Lar São João de Deus




No dia 2 de Outubro deslocamo-nos ao Centro de Acolhimento São João de Deus, na Guarda, para realizarmos um teatro. Deslocamo-nos ao lar logo de manhã para realizarmos o teatro e outras actividades. Pela manhã, organizámos a sala para o desenrolar da actividade, preparámos os cenários, e posteriormente ensaiamos um pouco.

Após o almoço vestimo-nos e preparámo-nos para a realização da peça de teatro que se chamava “Recordar é Viver”.

Após a apresentação da peça de teatro podemos constatar que os idosos gostaram muito e estavam muito animados e contentes ao terem um dia diferente.
Eu gostei de apresentar a peça de teatro que escrevemos, e todos nós nos saímos muito bem.

Também esteve presente e ajudou na organização de todo o evento a nossa Mediadora e o Coordenador do curso.

No final entregamos a todos um Livro que elaborámos sobre "Bem Envelhecer" e um Diploma.

Foi um dia bem passado, tanto para nos como para os idosos, e também para os colaboradores do lar que estiveram presentes. Eu penso que todos gostaram daquele momento tão bonito e tão alegre, que se passou naquela tarde no Lar de São João de Deus. É uma instituição que demonstrou ser muito acolhedora. Muito obrigado pela recepção que tivemos.

Maria Odete Ramalho

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Um dia passado no Parque...


Num certo dia de sol fomos para o Parque Urbano do Rio Diz. Este parque fica situado na cidade da Guarda, onde decorre o nosso curso. Quando chegámos dirigimo-nos ao local onde foi feito o primeiro jogo que era futebol, eram mulheres contra homens e ganharam as mulheres.
Promovemos as boas relações entre as pessoas colocando em prática o que aprendemos na sala de aula.
A seguir ao almoço elaborámos outros jogos: jogamos com as cordas que eram metidas em duas tábuas – ski em terra: colocámos os pés em cima, para percorrer um caminho previamente estabelecido, quem chegasse primeiro ganhava. Além deste jogo também saltámos à corda.
Seguidamente jogámos o jogo do saco, à corda e fizemos duas equipas eram as mulheres contra os homens e ganharam elas, por fim jogámos às cartas.
Para mim foi um dia bem passado e havíamos de fazer este tipo de actividades mais vezes porque considero importante o convívio entre os elementos da turma para aprendermos a conviver com os outros.
Assim com estes tipos de jogos sabemos aprender e também sabemos colaborar com pessoas de certa idade.

Jorge Carvalho

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Teatro no Lar






O nosso curso começou já em Dezembro de 2008, mas houve uma actividade que nos marcou a todos.
No início de Setembro fomos fazer um teatro a um lar.
Levou-nos muito tempo a preparar, como fazer o texto que seria com a professora de Linguagem e Comunicação, em seguida fizemos vários ensaios com a formadora de Animação Sócio-Cultural, para correr tudo sem problemas nesse dia. Ainda realizámos um vídeo com as fotografias do curso para apresentar aos idosos com a formadora de Cidadania e Empregabilidade.
Como era de esperar, estávamos todos nervosos, estávamos com medo que não corresse bem.
Mas no final tudo correu bem, os idosos gostaram muito e fomos bastante aplaudidos por todos eles. Entregámos-lhes umas pequenas lembranças feitas por nós e convivemos com eles.
Foi um dia diferente para todos nós, mas foi com a ajuda dos formadores porque sem eles, talvez não conseguíssemos.
Aqui ficam algumas fotografias desse dia.

Carlos Pereira